Av. Marcos Konder, nº 1111

Centro | Itajaí | SC

47. 3249-9400

Mapa
Projetos

Método Canguru

O Método Canguru busca melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e sua família, promovendo, a partir de uma abordagem humanizada e segura, o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe/pai e o bebê, de forma gradual e progressiva.  O Método Canguru permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais. Os benefícios são: favorece o vínculo mãe- filho, diminui o tempo de separação mãe-filho, estimula o aleitamento materno, favorece um melhor desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido de baixo peso, contribui na estimulação sensorial adequada e reduz o estresse e a dor do recém-nascido de baixo peso, proporciona um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde e possibilita maior competência e confiança dos pais no cuidado com seu filho.
 

Registro de Nascimento

Tirar uma Certidão de Nascimento é um processo fácil, rápido e o ideal é que os bebês já saiam das maternidades com nome e sobrenome. Para isso, temos um cartório dentro do Hospital Marieta localizado no 5°andar (Alojamento Conjunto), que funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h.

 

Sala de Vacina

Para maior conforto e comodidade das mamães e papais, o Hospital realizou uma parceria com a Secretaria de Saúde de Itajaí para obter uma sala de vacina dentro da instituição, assim os bebês que nascem em nossa maternidade já podem ser vacinados antes da alta hospitalar, seguindo o calendário vacinal.
 

Triagem Neonatal

São realizados os seguintes testes:
- Teste da orelhinha: deve ser feito nos bebês ainda na maternidade para avaliar a audição e detectar precocemente alguma alteração auditiva no mesmo. Este teste é gratuito, fácil e indolor para o bebê.
- Teste da linguinha: avaliação do frênulo lingual que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
- Teste do coraçãozinho: feito para rastrear Cardiopatias Congênitas.
- Teste do olhinho: serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo.
 

Rede Cegonha

A Rede cegonha foi implantada no hospital desde 2014, sendo uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma série de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
 

 

O Hospital
Especialidades
Ver Todas +
Serviços
Novidades

Informações

Trabalhe conosco
Mensagem para Pacientes
Contato
Logo Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
CNPJ: 60.194.990/0022-00
Av. Marcos Konder, nº 1111 | Centro | Itajaí | SC
CEP: 88.301-303
Fone: 47. 3249-9400
Siga-nos:
Face
www.csxsolucoes.com.br