Av. Marcos Konder, nº 1111

Centro | Itajaí | SC

47. 3249-9400

Mapa
Notícias

27 de Setembro de 2019

Setembro Verde: mês da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos

            A despedida de um ente querido é um momento difícil, porém, mesmo em meio à dor, é possível ajudar outras famílias com a doação de órgãos e tecidos. De acordo com levantamento do ano passado da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o país possui mais de 30 mil pessoas na fila de espera para transplante.

            O Brasil é referência mundial nesta área e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Cerca de 96% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Marieta Konder Bornhausen também é destaque quando o assunto é transplante. A instituição, que é referência para a região. “ Esse resultado é reflexo do trabalho que é desenvolvido no hospital. Temos uma equipe especializada que atende os familiares enlutados com sensibilidade, e isso faz a diferença na hora de conversar sobre a possibilidade da doação de órgão. Este momento com a família é um processo delicado que exige habilidade e competências específicas. A Comissão Intra-Hospital de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Marieta, conta com enfermeiros e psicóloga, capacitados e treinados para dar suporte aos familiares dos pacientes com morte cerebral”, Samir Samuel de Andrade (Coordenador da CIHDOTT)

           De janeiro até julho de 2019 foram feitas nove doações de múltiplos órgãos e 35 de córneas no mesmo período no Hospital Marieta. “A doação de órgãos é muito importante e, por isso, trabalhamos com a conscientização durante todo o ano e especialmente no Setembro Verde, mas além do trabalho que é feito com os familiares é necessário que a doação de órgãos não seja um tabu, mas sim conversado nas famílias para que fique claro, em vida, o desejo da pessoa”, afirma Samir.

Um doador pode salvar até oito vidas e, por isso, é importante falar sobre o assunto e trabalhar a conscientização, para que o número na fila de espera por um transplante possa diminuir e pessoas debilitadas possam ter a chance de viver.


O Hospital
Especialidades
Ver Todas +
Serviços
Ver Todas +
Novidades

Informações

Trabalhe conosco
Mensagem para Pacientes
Contato
Logo Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
CNPJ: 60.194.990/0022-00
Av. Marcos Konder, nº 1111 | Centro | Itajaí | SC
CEP: 88.301-303
Fone: 47. 3249-9400
Siga-nos:
Face
www.csxsolucoes.com.br