O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen - HMMKB- está localizado no centro da cidade de Itajaí. As entradas principais da Instituição ficam nas Avenidas Marcos Konder e 7 de Setembro e, na Rua Aderbal Ramos da Silva. Atualmente o HMMKB conta com cerca de 350 leitos distribuídos em 16 Unidades de Internação para atender pacientes de Itajaí e Região em diversas especialidades médicas.

Localizado no centro da cidade de Itajaí, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen - HMMKB - foi inaugurado em 28 de janeiro de 1956 e seu nome é uma homenagem à esposa do então Governador do Estado, Sr. Irineu Bornhausen.

Inicialmente contando com uma estrutura de 96 leitos, divididos em três blocos de dois andares, o HMMKB sofreu poucas alterações em seus 15 primeiros anos de atividades. Já em 1972, o então Governador Colombo Sales, incorporou o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen à Fundação Hospitalar de Santa Catarina, registrando o início da segunda fase na história desta Casa de Saúde.

Três anos mais tarde, o Hospital Marieta já possuía 252 leitos distribuídos em quatro blocos de dois andares, mas, ainda assim, apresentava déficit no número de leitos.

Em 1977, com a administração hospitalar já transferida à Sociedade Cultural Beneficente Nova Lourdes, e na sequência, à Sociedade Divina Providência, foi iniciada a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, obra que foi concluída em apenas dois anos de execução. A inauguração ocorreu em 13 de março de 1979, graças ao apoio financeiro do então Governador de Santa Catarina, Antônio Carlos Konder Reis.