Maternidade Sagrada Família (alojamento conjunto):

A Maternidade do Hospital Marieta funciona com a sistemática de “Alojamento Conjunto”, onde o bebê fica, desde o nascimento até a alta, junto com a mãe. Na própria Unidade, também existe uma sala de pronto-atendimento para a mãe e o bebê, onde são tiradas dúvidas e repassadas orientações.

Centro Obstétrico “Mãe de Deus”:

O Centro Obstétrico “Mãe de Deus” está apto para realizar tanto partos normais quanto cirúrgicos (cesáreas). A equipe conta com anestesista de plantão, médico, enfermeira obstetra e equipe de enfermagem. Equipado com modernos aparelhos, possui, entre outros, um ultrassom e um cardiotocógrafo, que serve para monitorar a atividade fetal durante o trabalho de parto.

Centro de Neonatologia “Menino Deus”:

O Centro de Neonatologia “Menino Deus” atende toda a comunidade Itajaiense e região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu), sendo Hospital Referência para esta especialidade. É composto pela UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Semi-Intensivos e o Banco de Leite Humano.

Mamógrafo

Para UTI Neonatal são encaminhados os bebês prematuros e/ou nascidos com alguma patologia, contando com médico pediatra, equipe de enfermagem e fonoaudióloga. A UTI tem equipamentos modernos que garantem atendimento eficiente para os bebês. Para visitação na Unidade os pais possuem livre acesso ao recém-nascido todos os dias, das 7h às 21h. Os familiares podem realizar visita dentro do horário normatizado pelo Hospital das 14h30 às 15h e das 20h30 às 21h, sendo autorizado a entrada de duas pessoas por horário.

O Centro de Neonatologia também oferece Cuidados Semi-Intensivos, destinados aos bebês que apresentam alguma patologia e necessitam de melhores cuidados, mas que não precisam ocupar leitos da UTI Neonatal.

Desde 2002 o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen conta com o apoio do Banco de Leite Humano para ajudar as mães que têm dificuldade de amamentar os bebês. O Banco de Leite Humano trabalha com orientações e encaminhamento das mães, incentivando-as ao aleitamento. Assim que os bebês nascem elas já são orientadas sobre a forma correta de amamentar e informadas sobre o serviço realizado pelo Hospital.

Para ajudar, a mãe só precisa apresentar a carteirinha do pré-natal e fazer o cadastro. A equipe do Banco de Leite vai até a casa das doadoras uma vez por semana para fazer a coleta. Depois o leite é congelado, pasteurizado, analisado para que seja comprovada a qualidade e encaminhado para os bebês da UTI Neonatal. As interessadas em ser doadoras devem entrar em contato com o Centro de Neonatologia através do telefone 32499400 ramal 2404.

Curso para Papais e Mamães Grávidas

Hospital Amigo da Criança

O Curso para Papais e Mamães Grávidas envolve uma equipe multiprofissional e é oferecido pelo Hospital desde 1998. A cada encontro, um tema diferente é abordado, oferecendo orientação e esclarecimento aos futuros papais e mamães. [saiba mais]

Hospital Amigo da Criança

O Hospital recebeu em dezembro de 2002 do Unicef e do Ministério da Saúde, o título de "Amigo da Criança".

A Iniciativa “Hospital Amigo da Criança” é patrocinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência), com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno mediante a adoção, pelos hospitais, dos Dez Passos para o Incentivo do Aleitamento Materno.